Skip to content

A Divisão Química Industrial do Grupo Esseco anunciou a nomeação do novo Diretor-Geral: o engenheiro Roberto Vagheggi, um profissional de grande experiência, há mais de 20 anos na indústria química. É a primeira vez que o Grupo Esseco, um grupo industrial familiar italiano, confia a um gerente a gestão de todo um sector, nas suas várias articulações.

Em sua nova função, Roberto Vagheggi terá como objetivo gerenciar a crescente complexidade, também ligada às inúmeras aquisições dos últimos anos, e desenvolver a complementaridade das atividades industriais do Grupo Esseco, assegurando que a Divisão Química Industrial pode continuar a crescer e manter alta a própria competitividade a nível global.

Vagheggi, já Presidente de Hydrochem Itália e CEO de Altair Chimica e Altair Ibérica, com a nova nomeação adquire a responsabilidade também de todas as sociedades lideradas por Esseco – Divisão Produtos Industriais, com as filiais em Itália, Grã – Bretanha, França, Estados Unidos, México e Brasil, do Grupo Addcon e Zolf Indústria.

Neste contexto de nova organização, ao Doutor Andrea Mangiarotti é atribuído, para toda a Divisão de Química Industrial, o papel de Diretor de Marketing, com a responsabilidade para impulsionar e coordenar as atividades de Marketing, tanto nas vendas como nas matérias-primas estratégicas, com o objetivo de obter e maximizar as estratégias do mercado de uma divisão, cuja as atividades são interconectadas.

Nascido em 1966, é formado em Engenharia Eletrônica pela Universidade de Florença, Roberto Vagheggi publicou diversos artigos em âmbitos nacionais e internacionais.
Começou a propria carreira no setor industrial em 1995 na multinacional Sun Chemical. Em 2002 converteu-se em Diretor-Geral e A.D. de Union Derivan SA, ocupando-se de reestruturar a empresa, preparar a venda e gerir a sua entrada na Caffaro, uma empresa detida pela SNIA Spa. O mesmo desafio foi colocado a ele em 2009, quando foi contratado para reestruturar e vender a empresa italiana Altair Chimica. Concluiu o mandado no ano 2011 quando Altair Chimica foi comprada pelo Grupo Esseco, pedindo-lhe para ficar no comando. Sob sua liderança, Altair Chimica consegue 11 anos de crescimento consecutivo, passando de 40 até a mais de 100 milhões de Euros de faturação e participando na formação da Altair Ibérica e na aquisição de Hydrochem Itália, onde administra o projeto de reestruturação e renascimento.

O Grupo Esseco oferece produtos e serviços para a indústria da química orgânica, inorgânica e da enologia: é ativo em muitos setores industriais, incluindo agroalimentos, produtos farmacêuticos, limpeza, indústria de borracha, papel e muitos outros. O Grupo, que tem mais de 100 anos de história, está presente diretamente em 15 países do mundo, com mais de 1.000 funcionários; em 2020, atingiu um volume de negócios consolidado de 449 milhões de euros.

Back To Top